Sua Webcam é uma Espiã?

Comos aber se sua webcam está com vírus e o que fazer

Nos smartphones, tablets e notebooks, as webcams são equipamentos padrões atualmente. Cada dispositivo que usamos tem uma câmera. Você já parou para pensar que enquanto você está olhando para sua tela, alguém na Internet pode estar olhando para você?

Como ter certeza de que ninguém está espionando sem sua permissão?
Muitas webcams possuem luzes indicadoras que permitem que você saiba quando sua câmera está ativa. É possível (em algumas câmeras) desativar a luz de atividade ou modificar configurações remotamente. Então, só porque você não vê uma luz ligada não significa que sua webcam não está ativa.

O que você pode fazer para proteger a sua webcam?
SOLUÇÃO SIMPLES: Cubra-a
Às vezes, as soluções mais simples são as melhores. Se você quer ter certeza absoluta de que ninguém está te assistindo através de sua webcam, pegue uma fita e cubra-a. Nem mesmo o "melhor Hacker" do mundo pode derrotar fita adesiva.

Faça uma varredura em seu computador para encontrar infecções.
Um scanner de vírus tradicional nem sempre pode capturar spyware ou malware. Além de seu software antivírus primário, você pode instalar anti-spyware.

Evite abrir anexos de email de fontes desconhecidas.;
Se você receber um e-mail de alguém que você não conhece com um arquivo anexado, pense duas vezes antes de abri-lo, pois ele pode conter um arquivo malware "Cavalo de Troia" que poderá instalar uma infecção em seu computador. Se o seu amigo lhe enviar um e-mail com um anexo não solicitado, procure saber se ele realmente o enviou de propósito ou se alguém o enviou de uma conta invadida.

Evite clicar em links em sites de mídia social
Uma das maneiras pelas quais os malwares são transmitidos é através de links em sites de mídia social. Os desenvolvedores de malwares usam frequentemente serviços de encurtamento de links como TinyURL e Bitly para tentar mascarar o verdadeiro link de destino, que provavelmente é um site de distribuição de malware.
Se o conteúdo de um link é muito atrativo, seu único propósito é fazer com que você clique nele devido ao assunto atraente, então evite clicar nesses links, pois pode ser uma porta para uma infecção.